terça-feira, setembro 20, 2005

Férias - Parte 1

Pois é. Lá fui a Berlim ver se podia comer por lá umas bolas... de berlim, mas nem vê-las ;o)
Gostei muito, tirando a parte de ter avião para lá às 7h20 da manhã e por consequência ter-me levantado da cama às 4h50 da madrugada!!!! Nem sei como aguentei até ao final desse dia sem cair para o lado :)

Afinal não ficámos no hotel previsto. Na véspera de irmos, ligam-nos da agência a dizer que o hotel tinha mandado dizer que não tinha quartos!!! Nem vou entrar em pormenores de como foi a tarde, com telefonemas de/para a agência, barafustar com toda a gente, vontade de ir chamar nomes aos tipos do hotel, enfim... Tudo se resolveu, fomos para um hotel um pouco inferior mas mais apelativo em termos de arredores.

Berlim é uma cidade atípica. Não é o que esperamos duma cidade alemã, em termos de arquitectura, mas também não é uma cidade completamente moderna. Temos de nos lembrar que só faz 16 anos que caiu o muro... E que na 2ª Guerra Mundial quase toda a cidade foi destruída. Por isso, hoje em dia, temos um misto de paisagens. Muitas obras por todo o lado, especialmente no lado leste. Na altura da construção do malfadado muro, as tropas soviéticas deitaram abaixo a grande maioria dos edifícios que ficavam ao lado do mesmo, de modo a terem mais visibilidade da "fronteira", pelo que ficaram grandes espaços vazios pela cidade. Alguns transformaram-se em modernos complexos de escritórios e lazer, outros lá continuam, como símbolo duma cidade dividida. Bocados de muro encontram-se por aqui e ali, zonas preservadas e outras onde se nota que tentaram ao máximo eliminar vestígios do que se passou. É impressionante ver imagens do antes e do agora...

Nós por lá passeámos. Estávamos numa zona bem agradável, ao lado duma avenida enorme, larga, cheia de árvores, chamada Ku'damm (em abreviatura que o nome todo sei lá eu escrever! ;o)) No fundo dessa avenida, está o 2º maior centro comercial da Europa, a seguir ao Harrods, o KaDeWe - Kaufhaus des Westens. Vejam lá que chato, hem?? ;) Enfiei-me lá logo na tarde de chegada!!
Fizemos um passeio de autocarro turístico (oferta do operador de cá por causa da confusão dos hotéis...) que deu para ter uma visão geral da cidade. O pior era o condutor só falar alemão, e quando parávamos e dizia que tinhamos "xx minuten" para ficar ali, nunca percebíamos quanto tempo era :op
Quanto a museus, fomos ao Haus am CheckPoint Charlie - que conta a história do muro e suas entradas, ao Museu Judaico - impressionante lembrarmo-nos do Holocausto..., ao Pergamonmuseum - especializado em grandes "bocados" de arte antiga grega, assíria e da Babilónia, ao Museu de Arte Moderna.
Visitámos o Reichstag (parlamento alemão) e o Fernsehturm, uma torre com 365m de altura, onde subimos e se tem uma vista linda de Berlim.
Na véspera de virmos embora, fomos jantar com a
Mady, que por lá andava também a passear :)
E por falar em comida, tenho a dizer-vos que se já não tinha grande ideia daquilo, também não fiquei mais entusiasmada lá... Ouvimos tanto falar de salsichas e pouco se vêm, os preços são assustadores pela coisa mais simples, e aquela gente tem os menus todos em em alemão!!! Obrigadinha, hem??? Como também não ligo muito a cerveja, só provei 2 vezes, mas era ver a malta toda às 11 da manhã já abancada nas esplanadas com as canequitas de meio litro à frente ^_^
Lojas de souvenirs também não há muitas, eles não estão ainda muito virados para o turismo, e com muita pouca variedade :o( Como é que uma pessoa faz compras!? A parte boa é que os livros ingleses lá são baratíssimos, vejam como exemplo um paperback cujo preço original é de 6,99£ e que custou 6,90€!! Ou seja, mais barato que se o tivesse comprado em Londres, por exemplo, e bem mais barato que cá!! Comprei *só* 3 livritos....

Bem, já chega de conversa, vejam lá umas fotos de Berlim:

** Kaiser Wilhelm Gedachtniskirche - uma igreja que foi quase destruída na 2ª grande guerra


** A Catedral de Berlim


** Um pormenor do exterior do Museu Judaico


** Potsdamer Platz e Sony Center


** O Reichstag


** Branderborger Tor


** Vista do alto da Fernsehturm


** A sombra da Fernsehturm


** Um pormenor da East Side Gallery, muro que foi preservado e pintado por artistas

10 comments:

Flor 20/9/05 14:36  

Eu estive uma vez na Alemanha, mais propriamente em Tübingen, e devo dizer que detestei a comida. Passei os 15 dias ou a fazer comidinha em casa ou a comer em restaurantes étnicos e pizzarias ;-)
Ele era cada molho mais horroroso :-P
Obrigada pelas fotos, estão lindíssimas.

Flor 20/9/05 14:37  

E só três livrinhos?!?!?!

fantasma 20/9/05 15:01  

Olha que para escolher 9 fotos no meio de tantas giras...
E sim, só 3 livros, o monte TBR lá de casa está quase a atacar-me!!! :o)
E o teu íman, claro ;)

fantasma 20/9/05 15:11  

Olha que eu pensava como tu até o ano passado ter ido a Munique e gostei.
E qto aos alemães, pelo menos os de Berlim não são mesmo nada frios!! Têm quase tudo em alemão, sim, mas a maioria se lhes falares em inglês eles ou têm um inglês impecável e te respondem à vontade e com simpatia ou admitem que sabem pouco mas tentam esforçar-se. Vê lá tu que estávamos parados no meio da rua de guia na mão à procura de uma coisa e veio uma senhora ter conosco a explicar-nos tudo!
Quanto ao passeio turístico, não me expliquei bem :) Usávamos uns fones em que ouvíamos as explicações todas do percurso em inglês (8 línguas à escolha), o condutor do autocarro é que nem uma palavra em inglês!!! :op

Mariana 20/9/05 18:36  

Tão lindas! Eu confesso que não sou muito fã da Alemanha, mas quando estive em Berlim, durante o Interrail, gostei mais do que esperava. A mistura de estilos assusta um bocadito, mas tem exemplos de arquitectura moderna que adorei, como a Potzdammer Platz.
Não fomos ao Reichstag porque a fila era quilométrica (não, não é exagero!)! Tivemos pena, mas paciência... Nós estávamos mesmo pertinho da Kaiser Wilhelm Gedachtniskirche (copy paste do nome, que eu lembrava-me lá! Sabia os dois primeiros, a partir daí... ;)) e eu gostei muito dessa igreja, mas a nova que fizeram também é muito bonita!
Ricas férias, sim senhora! E eu aqui ainda a sonhar com as minhas...

Patrícia 21/9/05 00:15  

Que fixes as fotos!! Gostei muito. Eu nunca estive na alemanha, mas nao me importava nada....alias, desde que seja para viajar, podem levar-me para onde quiserem, que eu vou a todo o lado;))
Quando visitamos a muralha da China, fomos num autocarro em que alem de nos so havia mais um casal de ocidentais....o resto eram todos chineses, e a guia so falava chines!!! Quanto a fones...nem ve-los...uma aventura:|

Cenoura 21/9/05 08:28  

A Alemanha também não é destino que eu escolhesse mas ainda bem que gostaste das tuas férinhas. As fotos estão muito bonitas. O que interessa é teres gostado, teres descansado e teres-te divertido.
:)

Tania Ho 21/9/05 12:09  

Olha, eu devo ter tido muita sorte, ou de facto a Baviera é uma região à parte do resto da Alemanha, porque comi mesmo bem durante as férias todas :-) Valeram-me as fotocópias da mady para traduzir os menus, só comi salsichas uma vez (lá tive que experimentar), mas de resto a maioria dos menus até tinha pratos vegetarianos, saladas fantásticas e algumas pastas italianas. E o apfelstrudel era a sobremesa da praxe ...

Quanto a férias na Alemanha, quando dissémos a uma amigo nosso que íamos de férias para lá, ele torceu o nariz e disse: a Alemanha ?? Mas ninguém vai de férias para a Alemanha !!! E depois lá explicámos: vamos de férias para a Baviera... E ele disse: ah, mas a Baviera não é Alemanha...
E pronto, acho que isso resume a situação ...

Mas Berlim parece-me interessante, também não me importava de visitar um dia destes ;-)

Ah, e eu não comprei nem um livro nas férias !!

fantasma 21/9/05 12:14  

Sabes que eu é que sou esquisita com a comida :) Também comi várias vezes pratos italianos, e umas pizzas boas!
E por acaso também comi (e a Mady pode comprovar :o)) um bife com um molho de cogumelos e coberto com queijo gratinado no forno que vinha acompanhado duns croquetes de batata que era uma maravilha!

E no Mac de lá há McFlurry de Kit Kat!

Berlim vale a pena, sim. Mas é verdade que toda a gente torce o nariz :)

Leonor 5/10/05 16:18  

As fotografias estão fantásticas! Berlim vale mesmo a pena. Quanto à comida, eu não sou muito esquista e até há coisas na gastronomia alemã que gosto muito.
Beijinhos grandes

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP