terça-feira, março 21, 2006

brokeback mountain



Este sábado fui finalmente ver o Brokeback Mountain. Queria realmente ir vê-lo ao cinema, saber se havia motivos para tanto falatório, observar com os meus próprios olhos as actuações dignas de nomeação ao Oscar.
A primeira questão é: como é que um filme baseado numa short story tem a duração de 135 minutos?? :o) Havia planos que pareciam do Manuel de Oliveira, a começar logo pelo início do filme!! (isto sou eu a brincar!)

Gostei bastante do filme, ou melhor, da história. Há tanta gente escandalizada por haver um filme sobre cowboys que se apaixonam que pensei que houvessem cenas de cair para o lado, de chocar os + sensíveis. Afinal, nada disso. É tudo muito sóbrio e honesto, muito bem filmado, sem cair em nada mais que não seja mostrar como 2 seres humanos se apaixonaram e esconderam essa paixão ao longo de 20 anos sem nunca terem deixado de a sentir. O Jake Gyllenhaal - Jack, pensar que o vi pela primeira vez no Donnie Darko, está fabuloso. Ao ser a pessoa da relação que mais consegue expressar os seus sentimentos, a sua frustração, o desejo que poderem estar sempre juntos. O Heath Ledger - Ennis, tenho de começar por admitir que nunca dei muito pela sua carinha (que alguns acham) laroca, mas ele tem uma actuação excelente. Ao ser o mais reticente em admitir o que sente, quando o faz convence-nos totalmente do amor que sente pelo Jack. Quem não achei nada por aí além foi a Michelle Williams - Alma, nomeada como Melhor Actriz secundária. Ela pouco aparece (embora isso nao seja razão) e quando o faz, embora seja um bom papel, não há ali nada que ache de extraordinário, pensei que ela fosse muito mais "participativa" na relação entre o Ennis e o Jack, que mostrasse mais o seu sofrimento por viver anos a saber a verdade. Não percebo a nomeação, e, por mim, ainda bem que não ganhou.


Porquê dizer que gostei da história, da belíssima história de amor, em vez de do filme? Porque o filme em si, metade dele são cenas de montanha, muito bem filmadas, sim, mas que são apenas paisagens. Lindas de se ver, que ajudam a criar a atmosfera, mas "só" isso. E por isso, apesar das excelentes actuações, tenho de concordar com a vitória do Crash como Melhor Filme...

3 comments:

Anónimo 21/3/06 16:44  

Ainda n vi nenhum deles :o\

Já n vou ao cinema há seculos...nem mesmo em casa!

estou mtoooo desactualizada :o(

Sofia 21/3/06 17:09  

"Porque o filme em si, metade dele são cenas de montanha, muito bem filmadas, sim, mas que são apenas paisagens." -> acho que afinal percebeste como conseguiram fazer um filme baseado num short story com 135 minutos!

Cleopatra 27/3/06 19:16  

Vou voltar só por causa das criticas de cinema!

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP