sexta-feira, agosto 04, 2006

as férias da matilde



E pronto, ontem ao final da tarde lá fui buscar a dona Matilde a casa da "mãe", para vir passar umas férias a casa da "mana" :)

Claro que nem da viagem ela gostou... lá ia dentro da caixa, com os olhos muito abertos, ar muito "assarapantado", a soltar um miadozito de interrogação de vez em quando. Ao chegar a casa, pensei que a primeira coisa que faria fosse ir à procura de um lugar para se esconder, mas não, foi visitar todas as divisões, cheirar tudo, pata ante pata, devagarinho, com ar de medo. Miava, meio assustada, olhava para mim como que a dizer 'mas onde é que eu estou? para onde me trouxeste?'. De vez em quando, deitava-se no chão. Mas não conseguia ficar quieta muito tempo, levantava-se pouco depois para continuar as investigações.
Não foi um serão muito sossegado, com ela sempre a cirandar, a passar por cima de mim, a miar. Tinha mais receio da noite, mas foi bastante melhor do que esperava. Claro que não saiu do nosso quarto nem não foi para a cama dela. Tenho ideia que ficou quase sempre em cima da nossa cama, por volta das 4 da manhã fez um barulho qualquer que me acordou, durante um bocado só ouvia as patitas dela a andar dum lado para o outro no quarto.
Já de manhã, lá andou atrás de mim, consegui que ela fosse comer (dado que parece ter mais medo de entrar na cozinha que nas outras divisões), esteve à janela, mas sempre com um ar espantado e amedrontado...
Fico mais descansada porque neste primeiro dia dela não está sozinha. Hoje é dia de limpezas e a minha empregada (detesto chamar-lhe isto, mas enfim!) é a mesma da minha mãe, há mais de 15 anos, nossa (da minha mãe!) vizinha, e a Matilde conhece-a, pelo menos, e sempre tem companhia para estranhar menos. Com o fim de semana espero que se habitue.

Eu, estou de coração nas mãos sem saber se esta foi realmente a melhor decisão... A outra hipótese era deixá-la em casa da minha mãe, a casa dela, onde teria sempre quem lhe fosse dar comida todos os dias, mas ficaria sozinha, e sei que também lhe iria custar. Acham que fiz bem? Preocupa-me que a bichana sofra.... E eu sem saber que mais fazer... :(

11 comments:

Leonor 4/8/06 11:36  

Vais ver que entretanto ela se adapta. Nós deixamos sempre os bichanos em casa, porque os nossos vizinhos - felizmente nem todos são como a morcega - vêm cá a casa dar-lhes comida e tratar do resto e nós tratamos dos deles quando eles não estão, mas ela conhece-te e acaba por gostar da nova casinha :)

Leonor 4/8/06 11:38  

Só para acrescentar que os gatos são uns safados. Os meus vizinhos foram de férias e a gata siamesa não nos apareceu durante dois dias, mas como tinha tido a experiência de um gato que não apareceu enquanto estivemos fora não me preocupei. Claro que quando eles chegaram ela apareceu toda lampeira.

fantasma 4/8/06 11:48  

É que era quase um mês dela a ficar sozinha em casa... :(
E sim, são uns safados mas mesmo assim a gente preocupa-se!

Escalla 4/8/06 12:01  

Tadinha!!
não está habituada, mas vais ver q se aclimatiza rapidamente
a minha desde que chegou a casa que sempre foi de férias connosco (acampar e tudo) não gosta de andar de carro, mas fá-lo (tem de ser num cesto ao meu colo e vai a dormir o tempo todo).
Depois quando chega aos sítios inspeciona tudo e faz-se logo rainha das redondezas!!

Tania Ho 4/8/06 12:40  

pois, as minhas também ficam sempre em casa, mas um mês é muito tempo. Acho que fizeste bem em levá-la para tua casa, daqui a uns dias já não estranha nada, vais ver ...

Mishka 4/8/06 14:16  

Palavra-chave: Tempo!
Os gatos funcionam com "mapas odoríferos". Na casa da tua mãe tens uma série de caminhos invisíveis traçados por ela, e mantidos com esmero e afinco, que a ajudam a encontrar o sítio de comer, de dormir, de brincar, a casa de banho, etc...
Parece que é por isso que, na maior parte das vezes, os gatos não gostam que se façam limpezas: porque lhes limpamos os mapas!
Dá-lhe um ou dois dias para ela descobrir os locais certos para as suas actividades diárias e para mapear a tua casa, que vais ver como ela relaxa e aproveita.
Vocês vão adorar as férias!
:D

Leonor 4/8/06 14:23  

Um mês é muito tempo para ficar sozinha, fizeste bem claro. Pode ser que ela goste tanto que já não queira voltar ;-)

Flor 4/8/06 16:20  

Acho que fizeste muito bem em levá-la para tua casa. Afinal ela conhece-te bem e vais ver que se adapta rapidamente. Um mês sozinha é muito tempo.
A minha ficou no máximo 15 dias em casa, mas são os vizinhos que tratam dela e até a costumam levar lá para casa deles, por isso é um bocadinho diferente.
Isso de ela miar e andar assustada é perfeitamente normal. Quando mudei de casa a minha gata também andava assim, mas depois passou-lhe.
Vai-nos dando notícias da Matilde, sim?

Cenoura 4/8/06 16:46  

Eles são exploratórios por natureza e acho que ela vai gostar da tua casa. Fizeste bem em levá-la contigo. Vais ver que no fim do mês TU é que já não queres que ela regresse à origem! lol

Anónimo 12/8/06 01:40  

Olá, fantasma! Cheguei aqui pela papalagui.Já vi que gostas de bichanos. Eu também.Tenho 3 gatas e uma delas chama-se...Matilde.É linda, de olhos azuis mas com ar de pouco esperta, tadinha.Vou espreitar o teu blog.Tens a idade da minha filha mais velha,por isso te estou a tratar por tu, desculpa a intimidade...é por bem :)
Um abraço

Anónimo 6/3/07 01:04  

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP