terça-feira, outubro 31, 2006

dia das bruxas


"O Halloween - nome original na língua inglesa - é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglo saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem, as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do Verão, que era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais ténue.

Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1 de Novembro ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos.
Com a conversão ao cristianismo dos povos europeus, foi-se estabelecendo a partir dos Séculos IV e V o calendário litúrgico católico, surgindo as celebrações do dia dos fiéis defuntos e do dia de Todos-os-Santos, mitigando as referências às entidades pagãs, erodindo a popularidade da sua mitologia em favor da presença dos santos católicos.


Actualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasia, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druídismo (o druída era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (considerada como uma forma de bruxaria moderna).
Um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela numa das janelas de casa, em homenagem aos seus ancestrais.
Muitos grupos reúnem-se e meditam em volta de fogueiras para honrar os seus mortos e os seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança. Uma boa bebida para esta época é o leite quente com mel, servido com pedaços de maçã e polvilhado com canela. Pode-se acrescentar o chocolate, que na época dos celtas não existia, mas que hoje é muito bem-vindo!"
in Wikipedia.org

Que acham vocês do Halloween??

7 comments:

Anónimo 31/10/06 15:22  

o costume da vela na janela não conhecia. mas acho q vou adopta-lo...

Mariana 31/10/06 15:27  

Eu acho giro! Hoje queria ter a casa cheia de velas, abóboras e teias de aranha, mas não me organizei a tempo. Para o ano, talvez... :)

fantasma 31/10/06 15:31  

Epá, teias de aranha não! Mesmo a fingir!!
Agora as áboboras recortadas, isso gostava.... :) Mas se fizesse isso em casa acho que o P. corria comigo de lá :op

Anónimo 31/10/06 16:01  

Eu nunca fiz nada,e é uma data que me passa totalmente ao lado!

Acho que em Portugal n faz mto sentido e nem se dá muito pela data!

Flor 31/10/06 16:15  

A mim não me diz nada. Nunca festejei e nem lhe acho grande piada :p

Convenção Bookcrossing 31/10/06 16:52  

Tenho de vos dizer que arranjar as abóboras não é tão fácil quanto parece. Fala a voz da experiência...

Ana 31/10/06 22:49  

É uma tradição de outros países. Acho que adoptamos mesmo pela festa em si. Mas gostei da parte da vela. Vou fazê-lo. Beijos*

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP