quinta-feira, dezembro 14, 2006

xutos!


Vocês que me lêem já sabem o quanto sou fã dos Xutos & Pontapés, já lá vão 18 anos desde que eu me lembro perfeitamente de pedir ao meu pai as cassetes do concerto '88', ao vivo no..... Pavilhão do Restelo (?). Desde aí, nada me fez gostar menos deles.
Por isso, comprei-me uma prenda de Natal antecipada. São 3 dvd's com imagens da banda desde os primeiros tempos até agora, imagens carregadinhas de memórias, desde o tempo de rebeldia até ao momento em que foram condecorados Comendadores.

Estou em pulgas para o ver, mas, claro, algum azar tinha de haver. O nosso lcd teve uma avaria no écran e está para arranjar há quase 2 semanas, sem previsão de quando está pronto (claro que o terem-nos dito que durava 1 semana não interessa nada, pois não???? :ox). A tv que temos agora na sala é minuscula e nem liga ao dvd que está ligado ao som, por isso, impossível. Suspirooooo........

Se quiserem ler uma entrevista dos meninos, no
Blitz.


"De entre uma imensa colecção reunida ao longo de 27 anos de carreira, que imagens seleccionar para contar a história do grupo? Era preciso escolher, de entre um universo de milhares de horas de vídeo, as imagens que julgávamos representar melhor o que foram (e o que são) os Xutos & Pontapés nos diferentes momentos da sua carreira, mas também não podíamos excluir as imagens dos momentos que entretanto haviam sido esquecidos, queríamos procurar aquelas imagens que vagamente (ou não tão vagamente) recordávamos e esejávamos rever, ou simplesmente aquelas que achávamos curiosas... além disso, tínhamos a obrigação de escapar ao acto egoísta de fazer uma selecção pessoal. Desse modo, quisemos destacar imagens de concertos, imagens de arquivo há muito inacessíveis, documentos pouco vistos...
No fim, não resultou um documentário. Estes DVDs não contêm um documentário no sentido corrente do termo. Não estávamos tão preocupados com a forma da narrativa, nem com a estetização dos documentos que seleccionámos. Estávamos antes preocupados em produzir uma colecção de imagens contextualizadas que, de tão fortes, se bastassem a elas mesmas e, ao mesmo tempo, deixassem espaço suficiente para quem vê estes DVDs possa acrescentar o que quisesse, o que se lembrasse... e até, porque não, o que quisesse esquecer. A proposta é que a cada visionamento, quem vê participe somando a sua própria memória à dos Xutos & Pontapés. Desse modo, estas imagens deverão ser vistas como pistas para desencadear memórias, reacções, comentários... Por isso julgamos que este DVD transmite algo que nos parece essencial para um grupo como os Xutos: ao olhar para eles, estamos a olhar para nós, para a nossa história, para a história do nosso país, para o que fomos e para aquilo em que nos tornámos... tantas vezes tendo como banda sonora uma canção dos Xutos. A sua história é a nossa."
in: fnac.pt

0 comments:

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP