segunda-feira, março 12, 2007

afinal....

Acabei por provar a dita da lampreia! Com toda a gente a insistir, eu a olhar para aquilo com ar suspeito, lá achei que tinha de ser "homem" suficiente e que a bicha feia não iria ficar a ganhar-me... Primeiro meti na boca uma garfadazita de arroz, só, e achei que não era mau, nem tinha nenhum sabor em particular. Depois, lá fiquei a olhar para o bocado de peixe escuro que estava no garfo, cheirei :op e lá mordi. Afinal, não é tão mau como pensava! Aliás, nem me soube a peixe, parecia carne guisada ou estufada, também me tinham dito que tinha uma textura viscosa mas nem isso, era rijo.
Mas antes que comecem a pensar que aqui a esquisitinha já não o é, digo-vos que segundo as pessoas entendidas na matéria a lampreia estava bem + soft este ano do que é costume, com menos temperos estranhos e com um sabor + suave. Pronto, já provei, não preciso de provar + ou comer um prato inteiro! Venha o bifinho que estava uma maravilha :)

Agora, o que era mesmo nojento eram as sopas de peixe! Aquilo vem assim uma éspecie de açorda, pão embebido não sei em quê, com cebola, um molho qualquer com ar gorduroso, e em cima cobertas de de ovas. Ora eu já não gosto de ovas, e aquelas vinham todas desfeitas, só as bolinhas, pareciam larvas! Noooooojo! Até me arrepiava, a olhar para aquilo.... digam lá se não tem mau aspecto! São acompanhadas de peixe.

Depois de almoço uns matrecos (faz parte da tradição familiar, aparentemente ;o)), um passeio até à beira do rio Tejo, uma voltinha pelo centro de Nisa e pelo parque infantil para as crianças pularem um bocado, e ainda o lanche em casa dos tios, o belo do cházinho com bolo de chocolate. O regresso a casa foi só às 11 da noite, um belo dum sábado :)

6 comments:

Anónimo 12/3/07 13:30  

Eu não aprecio peixe, se tiver de o comer prefiro que seja ou grelhado ou frito, cozido só bacalhau, de resto só se tiver mesmo de ser. Lampreia não me cheira que fosse gostar, até porque eu nem gosto de carne estufada. :-P
A sopa de peixe não me parece ter muito mau aspecto, para quem gosta de ovas deve ser uma maravilha. E essa de parecer açorda, é porque devia ser mesmo. Em Lisboa fazem muita confusão entre as migas e a açorda, nos restaurantes quando te servem açorda é aquilo que no Alentejo chamam migas, porque a açorda típica é basicamente uma sopa de pão, e pode ser ou mais seca ou mais mole, conforme o gosto da pessoa e normalmente até leva ovos.

Sofia 12/3/07 16:59  

Ah mulher de coragem! Olha que a mim não me parece que conseguíssem convencer... Enfim, sou tão esquisita para 1s coisas e para outras nem tanto... :P

Muito bem Virgulina, açorda é isso mesmo...
Migas alentejanas é pura e simplesmente o pão ligeiramente embebido em água, cozinhado numa frigideira "alta" ou num tacho (preferencialmente de barro) com azeite e alho! *ai tão bom!* :D

Alex 12/3/07 17:01  

Para quem não gosta de ovas, era realmente dificil ! A "minha" sopa de peixe, não tem nada a ver com esta... é sopa mesmo , com lombos de vários peixes e cotovelinhos :)Mas saberá sempre a peixe :-p

fantasma 12/3/07 17:08  

Eu sei, Sofia, o meu pai é alentejano. Sei bem o que são açordas :)

Eu nunca tinha visto sopa de peixe assim e não faço questão de voltar a ver! Noooooojo!

Sandra Dias 12/3/07 21:54  

Ah mulher de estômago resistente!! Se fosse eu já estava a 'cair para o lado', meia enjoada... Sim senhora! Que coragem!! :-)
Mas olha que não dizia não a uns matrecozitos... apesar de ser uma autêntica 'nódoa negra' a jogar ;-P

Cenoura 16/3/07 21:46  

Nunca provei nada disso... Com essas descrições também me cheira a que a vontade continuará ao longe. Todas essas 'coisas' que levam sangue, tipo arroz de coelho, cabidela de galinha, etc... distância!
Agora as açordas e as migas, sim. Isso convence-me. Há melhor melhor que umas migas de ovas com cherne frito? Uma açorda de camarão? Nham, nham...
Já os matrecos também dispenso. Não tenho jeito nenhum. Antes umas gargalhadas a jogar snooker (que também não jogo grande coisa mas ao menos divirto-me).
Grande mulher que pegou a lampreia pelos cornos e que comeu tudo!!
:)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP