quarta-feira, junho 06, 2007

sabiam que...

No século XVI os Portugueses, que já estavam bem estabelecidos em Goa, decidiram que queriam um "quinhão" maior das rentáveis rotas do Oceano Indico, e foi-lhes dada permissão para construirem um forte e uma fábrica em Malé, nas Maldivas. No entanto, não demorou até quererem mais (éramos (somos?) bastante ganaciosos :oP).
Em 1558 o Capitão Andreas Andre liderou um exército de invasão e matou o Sultão Ali VI, tendo depois liderado Malé e a maioria do país durante 15 anos. Segundo alguns rumores, Andre nasceu nas Maldivas e foi depois para Goa, onde acabou por ir trabalhar para os Portugueses.
Segundo as crenças populares, os Portugueses eram governadores cruéis, e acabaram por decretar que os maldívios (é assim que se diz?) tinham de se converter ao Cristianismo ou ser mortos. Evidentemente que houve muita resistência, o que levou ao surgimento de raids de guerrilha liderados por Mohammed Thakurufaanu, e que culminaram num ataque a Malé em que todos os Portugueses foram chacinados...
Esta vitória é ainda hoje comemorada anualmente como Dia Nacional no primeiro dia do 3º mês do ano lunar, e existe uma estátua dedicada ao maior herói das Maldivas, o tal de Thakurufaanu.

Ora eu só sei isto graças ao maravilhoso
guia oferecido pela L. ;o) Não fazia a mais pequena ideia que tínhamos andado por ali e muito menos que nas Maldivas ainda se comemora o dia em que correram conosco dali para fora! ;) Espero que não continuem com raiva aos tugas ^_^

1 comments:

Leonor 6/6/07 22:38  

;-)
Eu bem digo, como se pode viver sem guias?
Beijos grandes

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP