segunda-feira, agosto 27, 2007

nham

Este sábado armei-me em cozinheira e boa dona de casa e fiz um bolito (como se isso bastasse :op). Tinhamos para lá umas nozes "caseiras" (eram duma nogueira do avô do P.) já há bastante tempo e antes que se estragassem resolvi aproveitá-las. Andei pela net à procura duma receita que me parecesse interessante e achei-a no Café com Sobremesas. Cá está ela:

. 125 g de manteiga
. 200 g de açúcar (eu usei açucar amarelo)
. 6 ovos
. 1 dl de leite
. 200 g de miolo de noz
. 1 colher (chá) de fermento em pó
. 1 pacote de natas
. Sumo e raspa de 1 laranja
. 220g de farinha

Amasse a manteiga com 150 g de açúcar até ficar em creme. Junte-lhe as gemas e bata muito bem. Por fim, adicione o leite, as natas, as nozes moídas e o fermento e mexa. Bata as claras em castelo e deite-lhes os restantes 50 g de açúcar, sem parar de bater. Adicione à massa as claras em castelo, o sumo e raspa de laranja e a farinha mexendo delicadamente sem bater. Unte com manteiga uma forma e polvilhe com farinha. Verta na forma o preparado anterior e leve a cozer em forno aquecido a 160ºC, durante 50 minutos. Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó.

O bolo ficou bom mas a mim pareceu-me que estava melhor enquanto massa crua ;) E, pode depender do forno, mas acho que os 50 minutos são insuficientes. Não muito mais, também, 1 hora talvez. São
servid@s? :o)

5 comments:

Leonor 27/8/07 14:48  

Óptimo aspecto! :)

Anónimo 27/8/07 14:48  

Eu gosto muito de nozes, mas não sei porquê, em bolos não as gramo muito. Mas este tem um excelente aspecto, pode ser que ainda experimente!

Tânia 27/8/07 14:54  

nham nham

Alex 27/8/07 15:21  

Podias perfeitamente ter trazido para o lanche ! :)

fantasma 27/8/07 15:29  

Por acaso podia porque ainda lá está + de metade ;)

Também acho que devia ter menos nozes... ficar mais "light" :o)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP