terça-feira, outubro 16, 2007

pizza time

De vez em quando dão-me uns "ataques de culinária" e por uns (breves ;)) tempos deixo de ser preguiçosa e começo a inventar algumas coisas. Ultimamente voltei a fazer pão, que dado as datas de validade (ahemm...) das farinhas e afins cá em casa, já há uns bons meses que não fazia, e a semana passada lembrei-me de experimentar fazer uma pizza caseira, com a massa feita pela máquina do pão, que várias pessoas me tinham já recomendado.
Ora quando temos estas ideias brilhantes, devíamos começar por ver o tempo que a dita da máquina demora a fazer a indispensável massa. Dado que não o fiz, foi só ao chegar a casa no dia que descobri que era hora e meia! Bem, mas estava de ideias fixas que ia fazer a pizza, por isso já podem imaginar a que horas jantámos nesse dia.

A massa ficou realmente muito boa, e com a quantidade que fiz (metade da receita que vem no
livro das receitas de pão - e cuidado que as quantidades que lá estão não darão para 4 pizzas de 33cm, como eles dizem...), deu para fazer uma massa bastante fininha, que é como eu a prefiro, não gosto nada daquelas pizzas em que é mais massa que conteúdo. A parte em que se deve amassar a dita massa com o rolo (a T. diz que estica a dela à mão, mas aquela tão fina não daria) é que podia ter corrido melhor, foi a 1ª vez que o usei, e a minha falta de jeito foi evidente, era eu a esticar dum lado e ela a encolher do outro ;) Mas no fim lá venci, ficou do tamanho que eu pretendia, fina, e não se partiu toda quando a tirei da bancada para o tabuleiro. Iupiiii! :o)

O P. fez um molho de tomate levezinho, eu por mim até o dispensava de todo mas vá, algo suave com polpa de tomate, alho e azeite, que usámos como base. Depois foi deitar a "tralha" em cima. Devemos ter mais olhos que barriga porque foi sem dúvida "tralha" a mais :P, não deu para saborear a massa em si como deve ser. Bacon, cogumelos, umas rodelas dumas salsichas meio picantes daquelas gordas que normalmente são para grelhar, queijo feta aos cubos e para finalizar queijo ralado para derreter e muitos oregãos.

Modéstia à parte, acho que ficou bastante boa. Da próxima vez já sei que: tenho de pôr menos quantidade, vou fazer a receita toda para congelar metade e ficar com massa pronta a usar, e vou deixar a máquina programada de manhã ou chegar a casa às 5 da tarde!!! =)




PS. De sobremesa parece que andavam lá por casa umas Bolas de Berlim... tivemos de as comer ^_^

7 comments:

Anónimo 16/10/07 19:05  

Eu também ando com vontade de fazer a receita de pizza do livro, mas acho que vou usar a receita toda porque gosto da massa mais altinha.
Mas olha que ficou com bom aspecto!

Mariana 16/10/07 20:28  

Nham, muito bom aspecto! Eu para amassar também não tenho paciência, a máquina faz o trabalho por mim. E para estender não tenho é jeito, também estica de um lado, encolhe do outro. Será que há técnica especial e nunca me disseram?...
E olhe lá, pizza sem molho de tomate é que não!! :p

Elsita 17/10/07 02:11  

nham nham... tem bom aspecto, sim senhora! Ah e tenho um serviço de louça igualzinho ;o)

Alex 17/10/07 10:15  

Para quem se está sempre a queixar que não gosta de cozinhar está com um belíssimo aspecto ! (e gostosa tb pelo que me disseram !!! )
E que é lá isso de para a próxima fazer metade da quantidade? Que tal o dobro e convidar os amigos , hein? :P

fantasma 17/10/07 10:19  

Witchie - eu não gosto de tomate e não aprecio os molhos do dito, mas como. Já o pai do P. é que não come mesmo nada com tomate, por isso para ele pizza é sempre sem ;)

Elsita - são giros, não são?? Nós só temos 2 destes, comprámos por brincadeira :)

Sr. Buzas - xiu!! ;oP

Flor 17/10/07 14:09  

Nham! Nham!
Também ando para experimentar há tempos e estes posts só me dão mais vontade vontade.

Cenoura 17/10/07 18:06  

Eu também achei o aspecto óptimo mas como ando com uma preguiça monumental (e a minha máquina tem tanta como eu) limito-me a pô-la a fazer pão e a ir à 'minha padeira' comprar a massa para pizza feita na hora.
Quanto a bolas de berlim... nem vamos falar...
:P:P:P

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP