sexta-feira, dezembro 14, 2007

gulodices

Quando vi a receita do Elvis Burguer no blog de culinária da M. e da T., receita do Jamie Oliver e ainda por cima com tão bom aspecto, pensei logo que tinha de a experimentar. Bem, lá experimentar experimentei, mas o responsável pelos ditos hamburgueres foi completamente o P., que fez tudo, ainda por cima nesse dia cheguei tardíssimo a casa ;)

Só tinhamos meio quilo de carne por isso ajustámos o resto da receita à quantidade de carne. Esta é a receita original, com as nossas alterações que não estão relacionadas com a quantidade:

* 900g carne picada
* 1 cebola vermelha, finamente picada
* azeite
* 1/2 colher de sopa de sementes de cominhos (não tinhamos sementes, foi mesmo em pó)
* 1 colher de sopa de sementes de coentros (coentros, blergh, nem pensar! ;) - de qualquer modo não tínhamos!)
* 1 pitada de sal
* 1 colher de sopa de pimenta preta
* 1 mão cheia de parmesão ralado
* 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
* 1 ovo grande
* 120g pão esfarelado (usei pão ralado)
* óleo para fritar (como os hamburgueres foram feitos na mesma frigideira em que alouramos a cebola, não usámos mais gordura além dessa)

Numa frigideira, frite a cebola, finamente picada, no azeite, em lume brando, durante 5 minutos – para ficar mole, não dourada (para dar um toque adocicado ao hamburger). Junte a cebola à carne. Moa as sementes, o sal e a pimenta. Junte as especiarias à carne. Adicione o parmesão, a mostarda, o ovo e metade do pão e misture tudo muito bem. Se estiver demasiado pegajosa, junte mais pão. Numa superfície coberta com papel vegetal e polvilhada com parte do pão restante, dê forma aos hamburgers – parece que esta receita dá para 6 (diz o Jamie que deve comer por dois...), nós com as 500g de carne fizemos quatro e ficaram enormes, dá pelo menos para 5 à vontade. Polvilhe-os com o restante pão e leve ao frigorífico pelo menos uma hora antes de os cozinhar. (agradeço à M porque copiei quase tudo o que ela escreveu ;)).

Como não tinhamos nada em casa para fazer um acompanhamento mais saudável e dado que até já era tarde, mais que horas para jantar, o acompanhamento foram mesmo batatas fritas de pacote (mas light :op). O P. juntou ketchup e cornichons ao dele, o meu foi simples, pois claro. Sendo 4, achámos que não valia a pena congelar, e comemos em dois dias seguidos.

Ficaram bons, saborosos, diferentes do normal, e também com muito bom aspecto! Mas, e não digam a ninguém, eu continuo a gostar mais dos do Mac Donalds.... ;)

4 comments:

Alex 14/12/07 15:04  

Vê lá se não é o que eu digo... Fazem hamburgueres a mais e o que fazem? chamam o Buzas? Neps, guardam para o dia seguinte! ;)
Estão com optimo aspecto, tenho que falar com o cozinheiro, mas olha que estavam mesmo a pedir era umas batatatinhas fritas "a sério"!

fantasma 14/12/07 15:17  

Estavam sim mas já não havia tempo para isso :)

Alex 15/12/07 09:56  

Por acaso também experimentei esta receita e adorei, Fantasma! Cá em casa foi um sucesso e estão sempre a pedir-me para fazer de novo estes hamburguers.;-) Engraçado é que eu não gosto muito dos do McDonalds (para mim tudo sabe ao mesmo) mas estes são formidáveis!!

Anónimo 16/12/07 23:39  

Boa! Ainda bem que experimentaram! Eu cá gosto muito mais destes do que dos do MacDonalds, além de serem bem menos gordurosos! E os meus já se acabaram, tenho de fazer mais! Ah, e se for para experimentares coisas boas podes roubar-me sempre os textos :) **

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP