terça-feira, janeiro 22, 2008

os folhados da A :)

Como bela macaquinha de imitação ;oP que sou, não resisti muito tempo a experimentar a receita de Folhados de Espinafre que a A. tinha colocado no blog a semana passada. (Isto serve também para calar algumas meninas que teimam em dizer que eu sou esquisitinha e não gosto de nada, e só como carne e batatas fritas ;))
Mas mesmo assim, tal como a
A., preferi usar espinafres congelados, também com receio que os "verdadeiros" me parecessem demasiado amargos, demasiado a saber a... espinafres ^_^ E também comprei uns que há já com queijo, e fiquei bastante satisfeita com eles.
A receita é simples (e vou copiá-la, claro! acrescentando o que alterei/fiz à minha maneira):

400 g de espinafres
100 ml de natas (sem ser das frescas)
Queijo de cabra
Massa folhada

Pré-aquecer o forno a 180º cerca de 15 minutos.
Enquanto isso, se forem espinafres frescos, mergulham-se em água a ferver durante um minuto, depois escorrem-se e cortam-se em bocadinhos pequeninos. Se preferirem os congelados, é só seguir as instruções que vêm no pacote, e quando estiverem prontos misturam-se com as natas. Eu temperei um bocadinho os espinafres - ainda com algum receio de depois os achar muito enjoativos - com alho em pó, um niquito de pimenta e noz moscada, e não ficou mal, podem até levar um bocadinho mais.
Só encontrei massa folhada fresca (sem ser a das quiches)
nestas embalagens da Bimbo, cada uma tem 6 quadrados de massa e como não sabia a quantidade de recheio, comprei duas, mas uma chega perfeitamente para os 400 g de espinafres. Distribuí o recheio pelos quadradinhos de massa folhada, 2 colheres de sopa bem cheias por cada, e no cimo deste é suposto colocar o queijo de cabra ralado, eu usei Parmesão que tinha em casa, ralei-o "de fresco" para cima dos espinafres mas não me parece que aquela quantidade seja suficiente dado que nem dei por ele... Talvez o de cabra, como é mais forte... Dobra-se depois a massa com cuidado para que fique bem fechada de modo a não abrir durante a cozedura, selando com água ou ovo, e no fim pincela-se os folhados também com o ovo para ficarem "loirinhos".

Vão ao forno a 200ºC cerca de 20 minutos.

Quandos os folhados já estavam no forno o P. foi tratar do acompanhamento, segui também o conselho da A. e foi massa, cozida al dente e depois "alourada" numa frigideira com um bocadinho de gordura - um truque que um colega italiano lhe ensinou há uns tempos :) Juntámos ainda especiarias dum frasco de mistura parecido com o da Bruschetta que as meninas me ofereceram nos anos (também da Oil & Vinegar, mas com outras misturas), e ficou uma maravilha.


Sem dúvida que vou voltar a fazer, ficaram fantásticos - deu então para 6 folhados, e o P. devia estar cheio de fome e/ou gostou muito porque comeu 3 e + 2 terços deles... =)


10 comments:

Seccionista 22/1/08 22:50  

Aiii a fome que estas meninas me fazem! Ainda vou ter de experimentar esta receita um dia destes!

Anónimo 22/1/08 23:33  

E que bom aspecto eles têm! :-)
Esses pacotes da Bimbo ainda não vi, mas vou procurar para experimentar também.

Tânia 23/1/08 12:48  

Não devia ter vindo aqui antes do almoço... não devia!

Leonor 23/1/08 15:38  

Que bom as pecto e que pena eu não poder comer dessas coisas :S

fantasma 23/1/08 15:43  

Não podes porquê? Por causa de dietas? Eu por aí tb não posso porque já engordei tudo o que tinha perdido desde Outubro, mas neste momento não tenho força psicológica para isso... :oS
Mas olha que isto nem é muito "pesado", afinal só leva meio pacote de natas, de resto espinafres e queijo não engordam! A massa folhada, bem.... ;)

Leonor 24/1/08 22:37  

Nesta fase da minha vida até o ar me engorda :(

Alex 24/1/08 22:58  

Bem... que bom aspecto !!!

E deviam estar mm bons (eu sei q estavam pq o P. disse-me!) para serem de espinafres e tu gostares...

Troco uma travessa dos meus de salsicha por meia dúzia destes! :-D

fantasma 25/1/08 10:35  

Acho que o "truque" no meu caso, para eu ter gostado tanto, foi o ter usado aqueles espinafres com queijo. Se fossem "sozinhos" e então dos frescos, parece-me que ia achar tudo muito enjoativo.

Se for uma caixa igual à dos meus anos, dos pequenos, aí fazemos negócio!!! ;)

Mariana 25/1/08 11:13  

Estão mesmo com bom aspecto! Mas eu estou como a L., pena que não posso comer disso. Ah, e o queijo engorda sim, e muito! Tanto como as natas, infelizmente :)

Anónimo 22/5/08 17:45  

vou experimentar hoje, para o jantar!!! =)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP