segunda-feira, fevereiro 23, 2009

pão de côco

Esta receita apanhei-a na 6ª feira por aqui e pensei logo que tinha bom ar para experimentar, não era complicada, o P. gosta muito de côco, e era a única coisa que realmente me faltava para a concretizar, e era facílimo de comprar.
Assim, ontem deitei mãos à obra, o P. teve de ir trabalhar de tarde e eu fui fazendo este bolo ou pão, como lhe queiram chamar, entre intervalos de estar sentada na varanda a gozar o belo sol e a ler o meu livrinho.

Pão de Côco
Ingredientes:
* 2 ovos
* 300ml de leite
* 1 colher de chá de baunilha
* 350g de farinha de trigo
* 2 colheres de chá de fermento em pó
* 2 colheres de chá de canela
* 200g de açúcar
* 150g de coco ralado
* 75g de manteiga sem sal, derretida e fria (para não variar eu usei margarina)
* açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC; untar e polvilhar com farinha uma forma de bolo inglês de à volta de 26x11 cm.
Misturar levemente os ovos, o leite e a baunilha.
Numa outra tigela grande, peneirar a farinha, o fermento e a canela. Juntar o açúcar e o côco ralado e misturar. Fazer um buraco no meio dos ingredientes secos e despejar a mistura de ovos, misturando só até incorporar. Acrescentar a manteiga e mexer para conseguir uma massa homogénea, mas não se deve misturar demais ou ficará duro.

Despejar a massa na forma e levar ao forno por 1 hora ou até estar cozido - para não variar o meu forno surpreende-me e levou cerca de hora e meia.
Retirar do forno, deixar na forma por 5 minutos e então desenformar.

No blog é sugerido que se sirva em fatias grossas (que eu não gosto por aí além), tostado, com manteiga. Não o experimentei assim porque achei meio estranho que um bolo acabado de fazer e ainda morno fosse a tostar, mas mais tarde pensei que é realmente capaz de resultar muito bem, assim meio torrado. Hoje sou capaz de experimentar. O meu lanche foram 2 fatias acompanhadas de chá de ananás vindo de Praga, e está totalmente aprovado. É engraçado que o sabor que mais se nota é o da canela e não do côco, mas a combinação e a consistência são muito agradáveis.

4 comments:

Cenoura 23/2/09 18:14  

Ah e tal e eu a julgar que era mesmo para fazer na máquina do pão...
:P

fantasma 24/2/09 10:59  

Foi o que pensei tb quando vi o título dela ;)
Mas não dá muito trabalho!

Patricia Scarpin 26/2/09 12:39  

Que bom que você gostou - o seu pão está lindo, com uma cor dourada maravilhosa!

fantasma 26/2/09 13:54  

Gostei sim, Patricia, tenho mais algumas receitas apontadas do teu blog para experimentar :)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP