quarta-feira, fevereiro 18, 2009

tagliatelle com almôndegas de salsicha fresca

Continuando na "senda" de novas receitas, a semana passada passei por esta receita e lembrei-me que tinha visto o Jamie Oliver a fazer a original no programa dele que está a passar agora na Sic Mulher, e já na altura tinha achado a ideia bem interessante, pelo que na 2ª feira o nosso jantar foi uma adaptação da receita original (já que era o que mais faltava era eu perder tempo a fazer molho de tomate caseiro e estragar um belo prato com ervilhas! ;))

Ingredientes:
(as nossas quantidades, para 3 a 4 pessoas)

* 6 salsichas frescas
* 250g de tagliatelle (ou qualquer outra massa à escolha)
* 1 frasco de molho de tomate (eu comprei um de marca Pingo Doce (salvo a publicidade) de molho de tomate e basílico e era realmente bom – nós não usámos o frasco inteiro de 340g mas é um bocado a gosto)
* sal, pimenta, etc a gosto (para temperar a pasta)
* orégãos
* queijo ralado a gosto

Preparação:

Espremer a carne das salsichas e formar pequenas almôndegas com ela, tentar fazer pelo menos 3 almôndegas de cada salsicha, se forem muito grandes vão demorar muito a cozinhar. Conforme diz o Jamie, não é preciso ficarem muito bonitinhas ou perfeitinhas, que rústico também é bom ;) Deitá-las numa frigideira com um pouco de azeite e fritar até estarem bem cozinhadas e rosadinhas.

Entretanto pôr a massa a cozer em água com sal até ficar al dente.

Se quiserem fazer o molho de tomate “à mão”, é favor seguirem a receita do Jamie ou outra que tenham. No caso de ser só abrir o frasco, quando a massa estiver pronta e escorrida envolver muito bem o molho de tomate na mesma. De seguida juntar as almôndegas, o queijo ralado e os orégãos e dar mais uma mexidela.

Deitar nos pratos, provar, e lamber os beiços :o)

5 comments:

Alex 18/2/09 16:52  

Só não sei se me deixo convencer pelas salsichas frescas, de que não gosto nada, mas o aspecto é óptimo!

fantasma 18/2/09 16:54  

Pois mas a piada da receita está em serem umas almôndegas diferentes do normal, práticas e rápidas. Eu gosto das salscihas, grelhadinhas tão bom :) Mas há muita gente que não gosta (a minha mãe que as comprou estava enjoadíssima só com o cheiro delas no frigorífico :oP)

Anónimo 18/2/09 20:34  

Eu gosto imenso destas receitas assim práticas e fáceis. E ainda por cima podem fazer-se com salsichas de perú ou de galinha, que sempre fica mais light. Eu acrescentava as ervilhas, claro, mas isso já é cá mania minha ;)

Beijoca *
Mariana

Maggie 19/2/09 08:44  

Gostei muito desta receita....é original e prática de fazer.
Bjs

Anónimo 19/2/09 12:57  

Olha que bela ideia! Eu não gosto nada das habituais receitas de salsichas frescas com couve, assim sou capaz de experimentar. Ah e também concordo que as ervilhas ficam bem é fora do prato. Bah, berlindes! :-P

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP