quinta-feira, abril 09, 2009

folhadinhos

Na 2ª feira fui às compras e lá agarrei na massa folhada a pensar voltar a fazer os bons folhados de espinafres e queijo, que se tornaram nuns dos nossos favoritos e já repetimos várias vezes desde a 1ª, mas depois os ditos espinafres com queijo que costumo usar, nem vê-los. Foi da maneira que experimentei outra receita que já tinha debaixo de olho há algum tempo, mais uma vez retirada do blog da Elvira, e lá sairam uns folhados de carne picada e salsicha. E queijo. Foi a receita "à nossa moda" ;) Achei que era capaz de ficar um bocado "seco" só com a carne e salsichas e pensei que queijo ralado misturado daria a "consistência" ideal. Concluímos que sim, que fica mesmo bem, embora devesse ter levado ainda mais queijo do que o que colocámos.
As quantidades foram mais ou menos adaptadas, mas deixo-vos as originais, para 4 pessoas:

* 400 g de massa folhada
* 1 cebola picada finamente
* 1 dente de alho picado finamente
* 2 colheres (sopa) de manteiga
* 300 g de carne de novilho magra picada (a nossa tinha também chouriço misturado)
* sal & pimenta moída na altura
* 6 salsichas pequenas tipo Nobre, picada
* 2 gemas de ovo batidas
* queijo ralado a gosto (acrescentado por nós)

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Refogar a cebola e o alho na manteiga, juntar a carne picada e cozinhar até a carne ficar dourada. Temperar com sal, pimenta, etc (a gosto :)). Adicionar as salsichas picadas e misturar. Retirar do lume e reservar.
Preparar a massa folhada (quadrados de 12 cm por 12 cm), e distribuir a carne e salsichas pelos quadrados de massa, colocando por cima o queijo ralado. Pincelar as bordas com gema de ovo e fechar, pressionando bem a massa.
Colocar os folhados no forno e deixar cozinhar por cerca de 25-30 minutos a 200 ou 180ºC - depende um bocado do forno, o nosso é "esquisito" - até os folhados estarem bem dourados.
Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer um pouco.
Acompanhar a gosto, os nossos desta vez foram com salada.
Bom proveito :)

3 comments:

Anónimo 9/4/09 11:25  

Isto parece-me muito bem, especialmente com queijinho derretido. Hmmmm...

Di Pereira 9/4/09 23:10  

Ai ai devem ter ficado uma delícia. Para mim são uma perdição, mas não tenho muito jeito para os fazer. Talvez experimente um dia destes.

bailaroska 17/4/09 17:02  

Os teus folhados deixam-me sp de água na boca...

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP