quarta-feira, junho 17, 2009

a jamaica

Ora então a Jamaica...
Eu tinha curiosidade em conhecer, mas não era destino que escolhesse com prioridade a outros, mas o P. queria bastante lá ir, andávamos a falar disso há mais de 1 ano, era diferente, que se aguentassem as quase 9 horas de avião (o pior de tudo, realmente!) Afinal, acabei a gostar mais do que esperava!
Nós fomos para Negril, o lado oeste da ilha, o resort em regime de TI, quem quer só praia pode ficar por lá uma semana sem meter o nariz de fora que não se queixa. Então se gostar de actividades como aeróbica às 10 da manhã dentro de água, melhor ;-) Aquela praia específica, nós temos melhor cá em Portugal (ou acho eu, mas também depende do gosto de cada um). Não é muito grande, tem pouca areia e muita palmeira, muita vegetação rasteira no mar. Mas dá o ar tropical, e a água é realmente uma maravilha – apesar de eu achar que pode sempre estar um pouco + quente ;o) Mas com 29ºC, não se pode mesmo pedir mais! O mar calmo, mal se sente ou ouve.


Todos os dias há excursões a fazer, se se quiser. Nós fomos um dia visitar “downtown” Negril, que não tem basicamente nada para ver, como quase todas as zonas que passámos. Há muita pobreza, muitas casas abandonadas ou meio construídas porque se acabou o dinheiro, muita gente à beira da estrada a ver passar o tempo, mas, como eles dizem: “no problem, mon!” Nesse dia fomos também ao Rick's, um café que alguns dizem estar no Top 10 dos a ver antes de morrer, realmente está bem situado, a vista para o único pôr do sol de jeito que tivemos a semana toda é fantástica, ouve-se reggae, ‘tá-se bem :) Também lá há os exibicionistas a atirarem-se do alto das rochas para a água para o turista ver :)

Outro dia foi a vez do passeio de catamaran ao longo da costa e parando para snorkeling. Muito a medo obriguei-me a sair do barco e ir espreitar os peixinhos, que eu tenho um medo irracional de coisas debaixo de água, enfim... Gostei muito do passeio de barco, de cocktail na mão ;)

Mais uma excursão às Mayfield Falls, a Jamaica tem imensas cascatas (e mais de 100 rios, todos de água potável!!), são umas cascatas de águas naturais minerais e pensei que era só para as “ver”, afinal é suposto subir o rio dentro delas! Eu só dizia, se contasse isto a alguém que me conheça não acreditam. A je dentro do rio cheio de pedras, a trepar cascata acima! No fim o regresso é por terra, só em fato de banho, parecemos a malta do Lost ou do Survivor :oP. Mas vale bem a pena! As cascatas são lindas e é uma experiência totalmente diferente. Existem outras cascatas, as Dunn's River Falls, mais conhecidas, maiores, que nós não fomos fazer para não as trepar e afinal... mas estas sendo menos turísticas, não me arrependo nada.

Num dia inteiro fomos mais longe, primeiro às YS Falls, estas só para tomar banho mas impressionantes, cheias de vegetação muito verde e intensa à volta (toda a Jamaica é verde), seguidas dum almoço típico (vá, mais ou menos) e a seguir cruzeiro no Black River para cumprimentar os mansos crocodilos e tomar banho se quisessemos. Não houve ninguém a pôr o pézinho na água ;-) (e cá está a Josephine, L! :))

Tivemos muita sorte com o tempo nas excursões (até no dia do Rick’s que chovia a potes no caminho para lá e depois têm-se aquele pôr do sol), mas algum azar no aproveitamento da praia, tivemos pouco tempo de sol aberto e grandes trovoadas com chuvas torrenciais a começar à hora do almoço ou meio da tarde e que nos tiravam da praia por 3 horas ou mais. Por isso o bronzeado está fraquinho – o pouco que tinha do escaldão que apanhei está todo a ir-se ;oP Em compensação tenho picadas de mosquito para dar e vender, raisparta!!
Mas se não fossem as 9h de avião, ia já para lá outra vez mais uma semanita ;)

6 comments:

Leonor 17/6/09 22:21  

Ainda bem que gostaram. Pelas tuas descrições já fiquei com saudades.
Sim, a praia não é nada de mais mas aquele mar- e não te queixes da temperatura, por favor ;-) - é delicioso.
A msoquitada é do piorio, como em todos os sítios tropicais. Vamos? ;)

fantasma 18/6/09 10:12  

Epá, e não há maneira de secarem e deixarem de fazer comichão!
Butes! :oP

Alex 18/6/09 10:44  

Realmente a água tem melhor aspecto do que a praia em si, mas ainda assim gostava bem de me esticar por lá ao sol de cocktail na mão! )
Mansa ou não, com aquelas dentolas também ninguém me apanhavana mesma "banheira" que a Josephine! :op

Leonor 20/6/09 16:11  

No Black River nós não tivemos direito a banho e nem me lembro de terem dito que os crocs eram pacíficos. E viram algum casamento no resort?

fantasma 21/6/09 13:09  

Todos os dias havia um! :)

Tânia 2/7/09 13:28  

boa escolha ;)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP