segunda-feira, agosto 17, 2009

bolo de iogurte com morangos e amêndoa

A semana passada fizemos mais uma encomenda via Jumbo Online (aquilo é mesmo um descanso quando são muitas coisas e pesadas, em vez de se perder 2 horas de pé no super vai tudo parar direitinho à cozinha :)) e como de costume vieram alguns items de oferta. Nem é costume serem coisas a passar a validade mas desta vez vinham 2 boiões de iogurte natural biológico de 500g que "morriam" no sábado. Ora iogurte natural sem açucar custa a comer (pelo menos a mim), pelo que pensei logo em arranjar uma receita qualquer que levasse iogurte. Fui então buscar uma que já tinha guardada e que dava para aproveitar também alguns dos morangos que tinham vindo na encomenda. A receita veio do Baunilha e Caramelo.


Bolo de iogurte com morangos e amêndoa


* 3 ovos


* 100g de açúcar branco


* 60g de açúcar amarelo (descobri que não tinha amarelo e usei mascavado)


* 1 + ½ iogurte de natural (ou iogurte com pedaços de morango)

* 100g de farinha

* 70g de amêndoas sem pele moídas


* 2 colheres de chá de fermento


* 100 ml de óleo

* 100g de morangos maduros



Pré-aquecer o forno a 180º.

Bater os ovos, o iogurte e os o açúcares até obter uma mistura homogénea. Peneirar a farinha, as amêndoas e o fermento, juntar à misturar anterior e bater bem. Quando estiver bem misturado, juntar o óleo e voltar novamente a bater.
Despejar 2/3 da massa para a forma, colocar por cima os morangos cortados aos bocadinhos e tapar com a restante massa.
Levar ao forno até cozer - fazer o teste com o palito dado que varia conforme o forno (se necessário tapar o bolo com uma folha de alumínio). Deixar arrefecer bem e desenformar.


Pelo que tinha visto nas fotos originais este bolo não é de crescer muito, ainda por cima a minha forma redonda sem buraco é bastante grande pelo que o bolo ficou bastante baixinho. Mas muito saboroso e leve, já quase não há! Vai ser repetido com certeza, e da próxima acho que até ponho mais morangos.

3 comments:

Alex 17/8/09 21:56  

Olha que tem mto bom aspecto! E também se há-de poder fazer com mais pêssegos ou mais alperces ou mais maçãs ou mais... eh eh eh! ;)

fantasma 17/8/09 22:07  

Maçãs não direi porque um fruta + sumarenta faz mais "efeito". Agora de resto é experimentar ;)

Andreia 24/8/09 00:19  

Fico contente por saber que o bolinho ficou aprovado... e que possivelmente vai haver proxima vez :-)

Bjinhos
Andreia

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP