sexta-feira, maio 14, 2010

chocolatices

No sábado passado fui fazer uma workshop de chocolates artesanais, na Denegro. A Denegro é uma oficina de chocolate, um negócio familiar. Adoro chocolate, e apesar de não me passar pela cabeça fazer bombons em casa (então depois de ver a trabalheira que aquilo dá!), estava bastante curiosa de saber como se faziam, e diziam que era muito giro, pelo que quando vi que iam fazer mais uma agora, não resisti.
Não pudemos fazer o processo todo seguido do início ao fim porque há vários tempos de espera, parecia quase um programa de culinária da tv, em que o cozinheiro já tem sempre o prato semi-preparado e preparado para ir mostrando as várias fases :-)
Antes de se poder trabalhar o chocolate, tem de temperar o mesmo. Não com sal, mas em temperatura ;) Porque o chocolate tem de estar a uma determinada temperatura, que não se atinge com facilidade, aquece até XºC, desce até YºC, aquece mais um bocadinho... Nunca + acaba. E depois manter essa temperatura, por isso vimos como se fazia, mas trabalhámos com chocolate já pronto, que está numa máquina que o mantém no ponto. Fizemos o recheio do chocolate, a ganache, muitas vezes é chocolate com natas e mais alguma coisa para dar o sabor, fizemos um de lima e outro de café. Forrámos as forminhas com o chocolate, que ficou depois a secar, e usámos outras já prontas para encher com o recheio que tínhamos feito (1ª vez com um saco de pasteleiro improvisado...), essas ficaram também de lado para secar a ganache, e fechámos outros bombons que já tinham passado pelas fases todas. E isto do forrar, rechear e fechar também tem muito que se lhe diga, principalmente se queremos bombons bem feitinhos e bonitinhos.
A parte má? Saí de lá com uma dor de costas tremenda – de 3,5h em pé, e mais uma dor de cabeça – do ar condicionado a bombar para manter a temperatura do chocolate ;)
A parte boa? A experiência, o conhecimento, as trufas da casa que comi a meio com um cafézinho, os bombons que pude trazer para casa. Muito mais que a parte "má" :)
Também fazem macarons e bolos por encomenda, e aceitam pedidos especiais, além dos bombons normais. Não ganho nada com a publicidade :o) Se puderem, experimentem um bombom Denegro.

0 comments:

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP